Você sabia que crianças também podem ter varizes? Pois é, muita gente não sabe, por isso mesmo, resolvemos escrever esse artigo. Confira.
Muito comum em adultos de meia idade, idosos e gestantes, o que muito gente não sabe é que as varizes também podem surgir em crianças e adolescentes.
É preciso entender que as varizes nada mais são do que uma modificação daquelas veias que já existiam, aquelas veias azuladas. O que acontece, no entanto, é que algumas pessoas têm a parede dessas veias mais frágeis que, conforme o tempo vai passando, elas podem dilatar, ficando tortuosas. Enfim, as varizes nada mais são que veias fracas.
Causas das varizes em crianças e adolescentes
Já, as causas das veias se tornarem fracas podem ter explicação, principalmente, na genética e hereditariedade, ou seja, quem já tem tendência, com o tempo, vai desenvolvendo essas dilatações venosas
Hoje em dia, felizmente, elas podem ser tratadas com cremes para varizes, Varizero funciona muito bem, se você sofre com o problema, é um ótimo aliado.
Enfim, se um pai tem varizes, provavelmente, o filho terá, e se tanto o pai como a mãe tiverem o problema, aí então, as chances do filho ter são ainda maiores.
Mas, o estilo de vida pode influenciar, e muito, no desenvolvimento das varizes, por exemplo, sedentarismo e obesidade são fatores que podem despertar a genética ou a hereditariedade antes da hora.
Por isso, é muito importante praticar exercícios físicos, manter o peso e levar uma vida mais saudável possível.
Como surgem as varizes
Infelizmente, as crianças e adolescentes não estão livres desse mal, e quando as varizes surgem ainda na adolescência, a causa é, geralmente, a oscilação hormonal.
Assim sendo, tanto o menino ou menina ao entrar na puberdade, podem se deparar com o problema, que fora o estético, nessa idade não apresenta riscos de complicações.
Porém, mesmo não havendo risco de complicações, é preciso que os pais tenham a consciência de que quanto mais cedo tratar, melhores serão os resultados. Hoje já é possível tratar as varizes sem cirurgia e com ótimos resultados.
Isso sem falar no lado psicológico, já que essa fase é muito importante para o desenvolvimento da autoestima.
Por isso, é fundamental os pais se atentarem para um estilo de vida mais saudável, fugindo do consumo excessivo de doces, refrigerantes e fast-food, e praticando exercícios, sendo os mais indicados para quem quer prevenir as varizes: caminhar, correr e pedalar, enfim, atividades simples que podem ser praticadas por qualquer pessoa e em qualquer idade.
Prevenir o problema, através de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e o tratamento precoce são fundamentais para garantir a saúde e a beleza das pernas na vida adulta.
Enfim, é fundamental que os pais, ao identificarem qualquer anormalidade nas veias dos filhos, buscar o quanto antes uma avaliação médica para tentar tratar o problema e identificar a causa, descartando, assim, a possibilidade de ser um hemangioma ou má formação vascular.